sábado, 18 de abril de 2009

História da GLEG - Parte I

O trabalho que será publicado em partes aqui no Blog é de autoria do Irm:. Licínio Barbosa, onde descreverá o histórico da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás.

Foi da Grande Loja do Estado de São Paulo a iniciativa de criação das primeiras Lojas Maçônicas no Estado de Goiás. Esse trabalho pioneiro foi realizado, em grande parte, pelo bandeirante da Maçonaria, nestas plagas, Manoel Guilhermino dos Santos, delegado do grão-mestre da Grande Loja de São Paulo, autêntico semeador de Lojas Maçônicas, nestes altiplanos.

1 - As Primeiras Lojas: A história registra que esse trabalho lento e persistente foi sendo realizado a partir dos anos quarenta do século 20. Assim é que, paulatinamente, foram brotando Lojas Maçônicas, na capital e no interior: Goiânia, Anápolis, Pires do Rio, Rio Verde, Caiapônia etc.
A primeira loja, em Goiás, é, sem qualquer sombra de dúvida, a Loja Maçônica Adonhiran nº 11, por isso mesmo denominada, por decisão recente, Adonhiran Primeira, fundada a 31 de julho de 1946, tendo como seu primeiro venerável mestre o obreiro Eduardo de Freitas. E funcionou, por primeiro, à Rua 16 nº 28, Centro, transferindo-se, posteriormente, para a Rua 6 nº 30, Centro, onde funcionaria até a construção de seu templo definitivo, à Avenida Universitária, igualmente Centro.
Viria, em seguida, a Loja Roosevelt, de Anápolis, fundada a 7 de fevereiro de 1947, sob a liderança do obreiro Luiz Caiado de Godoy. Essa Loja funcionou, inicialmente, à Rua Quintino Bocaiúva, esquina com Rua Rui Barbosa, Centro. E teve o privilégio de oferecer à Grande Loja o seu primeiro grão-mestre, precisamente o grande maçom Luiz Caiado de Godoy.
Em seguida, viria a Loja Educação e Moral nº 8, fundada a 7 de julho de 1949, sendo seu primeiro venerável mestre o saudoso Lafayette Teixeira França, o segundo grão-mestre da Grande Loja. Durante duas décadas, funcionou no tempo da Loja Adonhiran, à Avenida
Universitária. No segundo mandato de seu venerável mestre Licínio Barbosa, o período de 1969-1970, construiu o seu próprio templo, à Avenida das Nações Unidas, Setor Universitário, — inaugurando um novo estilo arquitetônico que seria seguido por outras Lojas, dentre as quais se destacam a Roosevelt, a Estrela Universal (de Quirinópolis) e a própria Adonhiran, além de várias outras Lojas, em Goiás e no Tocantins.
Essas três Lojas Maçônicas exerceriam grande influência na criação da Grande Loja de Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário